Site do projeto ArticulaRRAS oferece dados e indicadores sistematizados dos municípios participantes

O site do projeto ArticulaRRAS oferece de forma sistematizada uma série de dados e indicadores que visam facilitar o trabalho de gestores e de profissionais de saúde. O programa tem como objetivo principal auxiliar na transformação das práticas de gestão e promoção, prevenção e cuidado em doenças crônicas e seus fatores de risco no Estado de São Paulo.

As informações podem ser úteis no planejamento de ações públicas em doenças como da obesidade, hipertensão, diabetes Mellitus dos 40 municípios que integram o projeto e podem ser comparados com os valores gerais do Estado, oferecendo a oportunidade de identificação de possíveis distorções.

No link  https://articularras.com.br/municipios/, o usuário tem a disposição indicadores como Taxa de cobertura da Atenção Básica, Taxa de Cobertura da Estratégia de Saúde da Família, Taxa de Cobertura Atenção Primária em Saúde, cobertura do estado nutricional de adultos, percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida, percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada, Taxa de mortalidade prematura por doenças do aparelho circulatório e Proporção de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP).

As informações podem ser consultadas individualmente por uma aba de busca ou em uma planilha onde é possível comparar a situação de todas as cidades participantes com o valor referente ao Estado de São Paulo. Além da população total, é possível observar o número de pessoas por faixa etária, se o município é rural ou urbano, a classe e o grau de urbanização.

Também são apresentados outros dados, como o número de famílias inscritas no Cadastro Único (Cadunico) e o número de beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A planilha detalha ainda a situação das doenças crônicas nos municípios. Estão disponíveis informações sobre proporção de hipertensos, com consulta e pressão arterial aferida, por quadrimestre; proporção de diabéticos, com consulta e solicitação de hemoglobina glicada; taxa de mortalidade prematura por doenças do aparelho circulatório; taxa de mortalidade prematura por diabetes mellitus; estado nutricional estratificado por faixa etária e Taxa de Acompanhamento de Agenda de Saúde (TAAS) a partir dos programas Bolsa Família e Auxílio Brasil. Por fim, também constam os dados sobre Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP).

Para facilitar o entendimento dos dados, o usuário tem a disposição um glossário com as informações sobre as fontes dos dados e indicadores e também a forma de cálculo (https://articularras.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2023_articularras_glossario.pdf.). Os dados podem ser consultados por qualquer interessado e não é necessário nenhum tipo de cadastro.

Foram selecionados para participar do ArticulaRRAS municípios com base nos critérios de saúde, como peso corporal, morte prematura por hipertensão arterial sistêmica e diabetes tipo 2, bem como foram considerados critérios de diversidade geográfica e populacional.

CIDADES PARTICIPANTE:
Araçatuba, Aramina, Arco-Íris, Aspásia, Assis, Batatais,

Capão Bonito, Cordeirópolis, Corumbataí, Cristais Paulista, Descalvado,

Fernão, Guaraçaí, Iaras, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaju, Itápolis,

Itirapina, Jacareí, Lorena, Martinópolis, Matão, Oscar Bressane, Parapuã,

Pontal, Pratânia, Sales Oliveira, Santa Fé Sul, São Sebastião da Grama,

Taquaral, Tarumã, Trabiju, Uru e Vera Cruz.

ArticulaRRAS
É coordenado pelo Centro de Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp (INTERSSAN), órgão ligado ao Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB). O projeto mantém parcerias com várias instituições de ensino e do poder público. Seus propósitos estão totalmente alinhados às atuais políticas das DCNTs do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

Área restrita