INTERSSAN ressalta a importância de Dom Mauro Morrelli no combate a insegurança alimentar

O Centro de Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp (INTERSSAN) recebeu com tristeza a notícia da morte do bispo Dom Mauro Morelli. Ele faleceu na madrugada desta segunda-feira (9), aos 88 de idade, em Belo Horizonte (MG).

Morelli tem grande relevância no fortalecimento da Rede Sans e INTERSSAN. “Foi ele quem viabilizou o nosso primeiro recurso e sempre nos apoiou. Seguiu com outras missões, mas sempre esteve nos acompanhando, nos visitando e dando todo o apoio. Ele é o padrinho de tudo isso”, conta a coordenadora do INTERSSAN, Maria Rita Marques de Oliveira. Segundo a professora, Dom Mauro, era uma pessoa que ainda tinha muita vontade de realizar, apesar da idade avançada. “Ele foi muito cedo, pois tinha muita disposição de trabalho, muitos planos e queria fazer muita coisa”.

O bispo foi um defensor dos direitos humanos e teve atuação destacada no combate a fome, integrando o Fome Zero, a Ação da Cidadania e o Comitê permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi, inclusive, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) entre os anos de 1993 a 1994.

Dom Mauro foi ordenado em 1965. Em 1974 se tornou bispo auxiliar de São Paulo. Foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo, membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo em Duque de Caxias de 1981 a 2005.

A morte do sacerdote foi confirmada pela Diocese de Duque de Caxias (RJ):

“Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter Dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor. Com confiança na ressurreição, proclamamos em uma só voz: ‘Vem, Senhor Jesus!’ Descanse em paz, Dom Mauro!”

Área restrita