Interssan organiza seminário estadual para discutir o SISAN como estratégia de segurança alimentar

O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan) vai realizar, em parceria com outras entidades, o Seminário “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar no Estado de São Paulo”. A programação é composta de seis encontros virtuais entre os dias 26 de abril e 31 de maio, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30.

Também estão previstas duas rodas de conversa presenciais com as comunidades indígena (13/5) e quilombola (20/05). A intenção é atender de forma mais particularizada essas populações, que também devem ser contempladas nessa discussão.

Os encontros precedem a realização do Seminário Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, marcado para o dia 7 de junho, das 9h às 16h, em São Paulo, em local ainda a ser definido. O evento, que pretende fazer uma síntese geral das discussões, será realizado de forma híbrida.

O seminário tem o objetivo de promover o debate sobre as Políticas de soberania alimentar e nutricional, tendo como estratégia o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).  O SISAN foi instituto em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e possibilita articulação entre municípios, estados e Governo Federal.

Os organizadores esperam auxiliar no processo formativo dos participantes, subsidiar a revisão do Plano Nacional de Segurança alimentar (PLASAN), fortalecer a mobilização social articulando diferentes fóruns e redes e contribuir com a organização social da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em outubro. “Nosso olhar principal é olhar o plano estadual e verificar o que se caminhou até agora do que foi proposto e o que ainda é desafio no Estado de São Paulo”, explica a coordenadora do Interssan, Maria Rita Marques de Oliveira.

Participam também da promoção do evento o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP), a Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (Rede SANS), o Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, a Articulação Paulista de Agroecologia, o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária.

O Seminário é aberto a toda comunidade interessada, em especial aos conselheiros de segurança alimentar e nutricional, gestores e técnicos do poder público.

LINK PARA PARTICIPAR E CRONOGRAMA

Área restrita