Curso Direito Humano à Alimentação Adequada

Tendo em vista as constantes ameaças ao direito humano à alimentação pelas inúmeras e sucessivas crises que se agravaram a partir da pandemia da COVID-19 e, mais recentemente, a guerra no leste europeu, o Mecanismo Universidades do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em sua articulação em rede, lança a segunda turma do Curso de Extensão Universitária: Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O Curso é executado e certificado pela PROEX / UNESP, com apoio do INTERSSAN / UNESP.

Este curso tem o objetivo de conhecer as políticas públicas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e ampliar o debate das demandas dos grupos sociais no que concerne à alimentação. Tem foco nas estratégias de promoção da autonomia, saúde e bem-estar comunitário para os países da CPLP.

O curso é gratuito, desenvolvido totalmente a distância e tem início previsto para 13 de julho de 2022. Possui 60 horas e está dividido em 3 módulos com duração média de 4 meses. O conteúdo promove debate sobre o DHAA no que se refere às bases conceituais e tratados internacionais, seu contexto nos países da CPLP, além de desafios e formas de superação para a conquista do DHAA. Para ter acesso ao cronograma completo, clique aqui.

Seu grande diferencial é a construção coletiva dos conteúdos a partir das vivências de cada país, principalmente nos módulos que contextualizam e debatem formas de avançar com o tema. O curso também prevê a realização de alguns encontros ao vivo (lives) proporcionando debates para temas que merecem reflexões mais profundas.

Para participar do curso não há pré-requisitos. Basta ter acesso à internet e compreensão da língua portuguesa escrita e falada. Não é exigida escolaridade ou formação específica.

Pode ser acessado em qualquer horário ou dia, de acordo com a disponibilidade do (a) aluno (a).

Inscreva-se!

EVENTO DE LANÇAMENTO DO CURSO:

O lançamento será no dia 28.06, 3a feira, às 8 horas do Brasil que será transmitida através do canal do YouTube da RedeSans.
Como convidadas:
Dilúvia V. D´Abreu Antônio da Universidade de São Tomé e Príncipe e Máriam Abbas do Observatório do Meio Rural (OMR) de Moçambique.
A mediação será da profa Jaqueline Sgarbi, da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e secretária do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Área restrita